Login
O que é Pistola Airsoft

O que é Pistola Airsoft

28/09/2018

Quer saber o que é uma pistola de airsoft e quais são os tipos mais utilizados? Você veio ao lugar certo. Preparamos uma pesquisa completa com todos os detalhes necessários para você sair daqui um expert no assunto. Confira!

Pistola Airsoft

Pistola Airsoft é uma réplica de arma com cano curto, podendo ser em material plástico ou metal, que possui o dispositivo de propulsão a gás, mola ou bateria elétrica, usando como munição esferas de 6 mm, igualmente conhecidas como BBs.

As pistolas são muito realistas, diferenciando-se das armas de fogo por conta da ponta vermelha ou alaranjada fixada no seu cano, conhecida como Flash Hider que, inclusive, devido a legislação em vigor não deve ser removida.

A Portaria nº 56 COLOG do Exército Brasileiro classificou as armas de airsoft em uma categoria própria, desta forma a compra das que possuem ação a gás tornou-se permitida para maiores de 18 anos sem que a necessidade de possuírem o Certificado de Registro (CR).


Quais os tipos de Pistola Airsoft?

Elas são divididas de acordo com sua ação em três categorias :


Pistola de Airsoft Elétrica AEP


Pistola Airsoft Eletrica

Comprar este modelo é a maneira mais econômica de obter o poder de uma arma automática em suas mãos.

As pistolas airsoft elétricas são alimentadas por baterias substituíveis ou recarregáveis. Seu mecanismo é constituído por um motor, engrenagens de transmissão e uma placa de circuito no conjunto do pistão.

Ao invés de municiar manualmente a cabeça do pistão para cada disparo o motor e as engrenagens executam esta ação, deixando o pistão preparado para o próximo tiro, bastando apenas pressionar o gatilho.

A velocidade na qual o motor e as engrenagens executam toda a ação está dentro de uma fração de segundo, permitindo uma reação de tiro quase instantânea.

O aperto constante no gatilho, com o seletor no máximo, permitirá que a corrente elétrica seja contínua entre a bateria e o motor, fazendo disparos constantes até que a pressão seja liberada do gatilho.


Pistola Airsoft Spring - Ação por mola

Pistola Airsoft Spring

A Spring Airsoft é a pistola de valor mais acessível entre as opções, habitualmente, é a arma de entrada para a maioria dos iniciantes.

Para armar será necessário puxar o slide da pistola para trás, isso fará com que a cabeça do pistão, que fica dentro de um cilindro, mova-se no mesmo sentido comprimindo a mola atrás dele e empurrando o ar para dentro do cilindro.

Ao término deste processo um gancho ou "sear" engatará o pistão e o manterá no lugar, com a mola ainda comprimida.

Quando o gatilho for puxado o pistão será liberado permitindo que se mova para frente a partir da energia liberada pela expansão da mola.

A pressão do ar gerada dentro do cilindro criará um jato de ar que impulsionará o BB em direção ao alvo.

Logo, se pretende participar de jogos entre equipes, talvez esta não seja a melhor opção.

Como mencionado, cada vez que um tiro for efetuado, para carregar a arma novamente, será indispensável engatilhar a pistola puxando o slide para trás. Este tempo desperdiçado é decisivo para sua sobrevivência na partida.


Pistola Airsoft a Gás


Pistola Airsoft Gás

Sem dúvida, o tipo mais eficiente é a Pistola Airsoft a Gás. Estes modelos são fabricados com alto grau de detalhe e realismo.

Para que o dispositivo da pistola funcione será necessário injetar o gás em uma câmara interna incorporada ao magazine (carregador) que além da função de reservatório também acomoda as BBs.

Ativado pelo aperto do gatilho, o gás é liberado em uma válvula no topo do reservatório ou do tanque de expansão, dependendo do modelo.

Esta pequena quantidade de gás frio reage com a atmosfera mais quente e expande-se instantaneamente, sendo guiado em sentido da munição.

Esta pressão lança o BB fora do cano em direção ao alvo pretendido.


Pistola Airsoft GBB com Gás - Blowback


Pistola Airsoft Gas Blowback

Esta é uma subcategoria das pistolas a gás, mas suas características fazem toda a diferença no realismo da arma.

Também conhecida como Blowback, possui alto grau de similaridade com as armas de fogo, inclusive no peso. Possuem menos partes móveis, diminuindo assim a possibilidade de quebra.

Seu diferencial fica por conta da ação do slide, idêntica ao de uma arma real, que movimenta-se a cada tiro.

Essencialmente, o movimento é criado direcionando o gás para uma câmara interna dentro do slide da pistola airsoft, fazendo com que ele se mova para trás a partir do gás em expansão, daí o nome Blowback.

O slide comprime uma mola metálica que o força a avançar enquanto o gás escapa. Em seu movimento, um BB é coletado da magazine e colocado no cano, preparando a arma para o próximo disparo.

Como são fabricadas para serem réplicas muito próximas das verdadeiras armas de fogo, são amplamente utilizadas pela polícia, equipe de operações especiais e militares em geral, como ferramenta para treinos táticos.


Pistola Airsoft No-Blowback - NBB

Pistolas sem Blowback não possuem a função que movimenta a parte superior da pistola (slide), por conta disso acabam sendo mais fortes que as com esta característica, porém não são utilizadas para jogos e campeonatos por serem menos realistas.


Equipe Casamata TG
Sua Loja de Airsoft há 17 anos

+ Leia outras notícias